de uso diário: Sobre cachorros, postes e condicionamentos maiores que nossa vontade

de uso diário

Eu descreveria se pudesse.

terça-feira, agosto 8

Sobre cachorros, postes e condicionamentos maiores que nossa vontade

Todos nós já tivemos algum contato, mesmo que superficial, com cachorros (não sugerindo que alguém tenha tido algum tipo de relação íntima com um, mas se teve, tudo bem, não estou aqui pra julgar e sim pra aceitar), certo? Se não, bem, cachorros são animais peludos e quadrúpedes que usam da vocalização para comunicarem-se; têm parentesco direto com lobos; possuem uma cauda, sendo esta opcional, fica ao gosto do dono; podem pertencer a várias raças classificadas a partir das características físicas mais evidentes do animal, mas isso ocorre com qualquer tipo de raça, não só de cachorro. Pois bem, deu pra ter uma idéia, eu acho. Quem já observou um cachorro já percebeu que eles tendem a aliviar suas necessidades fisiológicas, me referindo aqui às excretas, em qualquer local que pareça, às vistas do animal, fixo, por exemplo: paredes, pneus de carro, árvores, pernas de desavisados, hidrantes e postes. Mas o que leva os cachorros a urinarem nos postes? Sugestões? Sei lá, eles podem ter visto outros cachorros fazendo o mesmo e decidiu ser uma maritaca e segui-los. Ou talvez tenha aprendido com a mãe... Mas cadelas não levantam a patinha nos postes que nem cachorros, elas fazem "de cócoras", certo? Bem como os cachorros quando filhotes. Então, o que os faz mudar de hábito? Quando isso ocorre? Será que só começa quando atingem a maturidade sexual? Mas qual a utilidade disso hoje? Demarcar território, certo? Mas por quê? Alguém já me respondeu assim: "Porque são machos, machos fazem essas coisas que ninguém entende, mas que pra eles têm lógica". Eu podia tomar isso como verdade, até porque é verdade. Mas de alguma forma não basta.
Vejam só, lobos têm esse mesmo hábito de demarcar seu território fazendo xixi nos cantos, mas eles vivem em um ambiente no qual isso é realmente necessário, porque se eles não demarcarem o território vem outro macho, pensa que não tem dono e se apossa mesmo. Qual a necessidade que cães domésticos vêem em fazer o mesmo? Eles não têm que defender nada, recebem comida, abrigo, até uns paparicos de vez em quando. Será que isso tudo não importa? Por vezes a herança genética é mais importante, por vezes não se tem escolha a não ser obedecer àquele instinto, mesmo que não faça sentido à priori. Afinal, nunca se sabe o que poderia acontecer com os pobres cachorros se eles escolhessem outra forma de fazer xixi ou outros lugares como penico. Melhor não arriscar.



Eu juro que tivemos essa discussão em sala, na disciplina de Comportamento Animal. Foi divertido!

3 Falaram que:

Anonymous Anônimo disse assim...

eu perdi essa aula.
o bom é q tem sempre seu blog pra me atualizar,
acho até q posso faltar mais alguns dias...hehe
bjo

quarta-feira, agosto 09, 2006  
Anonymous Anônimo disse assim...

e eu aqui pensando...imagina se humanos tivessem alguma mania como essa do xixi?????....DEUS!!!!!!!!!!
melhor nem imaginar!!...

beijao!

quarta-feira, agosto 09, 2006  
Blogger Nelson Magela disse assim...

Começou com a anatomia do macho, que urinar sem levantar e se auto-urinar. O demarcar o espaço já conhecia!

Saudações caninas!

quarta-feira, agosto 09, 2006  

Postar um comentário

<< Home