de uso diário: "Paradigmas, Dogmas e Paradoxos, ou ainda: "Como usar três palavras à exaustão"

de uso diário

Eu descreveria se pudesse.

quarta-feira, setembro 13

"Paradigmas, Dogmas e Paradoxos, ou ainda: "Como usar três palavras à exaustão"

Por definição podemos dizer que um paradigma é o modo como você olha pro seu mundo, seu referencial, suas crenças sobre determinado assunto. Mas quando um paradigma torna-se um dogma? É realmente diferente fazer utilização, ou até mesmo ruptura, de um dogma e de um paradigma?

Veja só, se um paradigma é seu referencial para algo, e pra mim seu referencial não é nada além de uma completa bobagem, seu paradigma seria um dogma pra mim, certo? A não ser que você tivesse um argumento realmente bom, que me convencesse e fizesse do meu próprio paradigma algo errado até pra mim, então agora, meu paradigma entraria em paradoxo. Mas vamos dizer que isso não aconteça, e que você me responda de uma forma direta, e que faça sentido pra você, uma vez que aquela é sua crença. Vamos dizer que você me responda: "porque sim, porque é desse jeito!". Qualquer pessoa responderia assim a uma pergunta que ofendesse seus padrões, seus valores. Daí sim, seu paradigma seria um completo dogma para mim, mas para você continuaria sendo apenas um paradigma. Paradoxal, não?

Agora, falemos um pouco dos paradoxos. Paradoxo é o contrário do que alguém pensa ser verdade. Então, meu paradigma pode ser um paradoxo pra você, e ao mesmo tempo você pode considerá-lo um dogma, caso eu não o defenda com bons argumentos. Mas o que é paradoxo pra você, continuará sendo paradigma pra mim.

O dogma, por sua vez, seria o paradigma que perdeu a razão de ser. Sim, porque o paradigma, apesar de ser algo referencial e totalmente pessoal, ou comum a uma sociedade, deve ter alguma lógica, algum senso crítico. Quando o paradigma perde o senso crítico ele vira um dogma. Mas vejamos a seguinte hipótese: Senso crítico é um paradigma, ou seja, ele é meu e só meu, ou seu e só seu. Como meu senso crítico, que é um paradigma, pode julgar que seu paradigma é um dogma, ou ainda, como eu posso julgar se seu senso crítico é lógico para o resto do mundo? Até onde eu posso julgar que seu paradigma não é, ou é, um dogma?E se meu julgamento entrar em paradoxo com o do resto do mundo? Meu senso crítico que julgara seu paradigma como um dogma passará a ser um dogma ele mesmo, ou ainda, meu paradigma passará a ser dogma para a maioria, e ao mesmo tempo será um paradoxo em relação ao paradigma da maioria. E aí? O que fazer agora?

Dizem que a ciência evolui a partir da ruptura de paradigmas. Até faz sentido. Uma vez que quebrando os paradigmas de uma pessoa você estará abrindo espaço, de certa forma, pra sua própria hipótese, pro seu próprio "certo", e se as pessoas ao seu redor forem um tanto tolerantes, vão considerar sua hipótese antes de julgá-la como um paradoxo. Caso ninguém lhe dê bola, e não ousem nem mesmo questionar o paradigma em voga, você passará a considerá-lo um dogma, e todos os outros considerarão sua idéia como paradoxo.

Mas isso tudo é meu próprio paradigma, que vocês podem, ou não, considerar paradoxo, e talvez até um dogma, pois não sei se minha retórica está em dia.

8 Falaram que:

Blogger Depressed for a while disse assim...

Depois dessa, dizer o quê?
Acho que estou confusa... rs
Tenho que ler um parágrafo por dia, se não entro mesmo é em PARAFUSO!! E vc esqueceu de falar dele, rs rs
Beijosssss

quarta-feira, setembro 13, 2006  
Blogger Clarissa Felipe disse assim...

Ninguém me entende! Ninguém me entende! (Tentativa de retardar a crise de meia-idade)

quinta-feira, setembro 14, 2006  
Anonymous Anônimo disse assim...

Eita!

Vc combina com O Outro! hahahaha

Adorei o post! :)

quinta-feira, setembro 14, 2006  
Blogger Google Talk disse assim...

To meio sumida né... mas sempre que posso por aki pra te deixar um oiezinho!!

Texto confuso... ou será que foi minha cabeça q se confundiu.. rsrs..

Bjs

quinta-feira, setembro 14, 2006  
Blogger Google Talk disse assim...

Passei pra te deixar um bjo!!

Texto confuso.. ou sera q foi minha kbeça q se confundiu.. rs

quinta-feira, setembro 14, 2006  
Blogger Depressed for a while disse assim...

Borboletinha voltou pro casulo, é?
rs
Apareça!
Beijos

quinta-feira, setembro 14, 2006  
Anonymous Anônimo disse assim...

e quanto à água?
a água é o oposto do fogo, que classificamos primeiramente como vegetal. qual é o oposto de vegetal? fruta. a água é uma fruta. a fruta não pode ser classificada como vegetal, dado que só pode ser animal ou rocha. sabemos que não é animal.
portanto fruta é rocha.
e a água, o que é mesmo?

sexta-feira, setembro 15, 2006  
Blogger Clarissa Felipe disse assim...

Não vais me confundir!
Sei que a água é animal, oras... Óbvio!
E que a fruta é vegetal, porque ela vegeta.
E a rocha, aí sim, a rocha é pedra. E acabou-se!

ASSUMA O ABSURDO!

sexta-feira, setembro 15, 2006  

Postar um comentário

<< Home